O bairro Mussurunga

Conjunto Habitacional de Mussurunga

Mussurunga é uma expressão indígena que foi dada a um tipo de cobra preta (Mussun) que vivia nas lagoas da área (Runga) significa quantidade. Fundado em dezembro de 1978, ás margens da Avenida Luis Viana Filho (Paralela), a principal de Salvador, localizada próximo ao Aeoroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, tendo com bairros circunvizinhos: São Cristovão, Itapoan, Stella Maris, Vila Verde, Bairro da Paz e o condomínio Alphaville. O bairro foi dividido em onze Setores denominados de A a L, sendo subdivididos em caminhos, contando também com o Condomínio Residencial Vila Mariana, que fica localizado no Setor J.

A Comunidade de Mussurunga é conhecida como “ Terra dos Aviões” em função dos aviões sobrevoarem o bairro em baixa altitude preparando-se para aterrisagem no aeroporto, a menos de cinco minutos. Planejado pela URBIS – Habitação e Urbanização da Bahia S.A, criado para promover melhorias de moradia para a população do estado da Bahia, Mussurunga nasceu no governo de Roberto Santos. Em 14 de Novembro de 1975, através do decreto n° 24974, o Estado declara de interesse social, para fins de desapropriação uma área de dois milhões seiscentos e quarenta e dois mil metros quadrados, parte da Fazenda Mussurunga, propriedade da família Visco.


Nessa ocasião, era governador o Dr. Roberto Santos e presidente do órgão o Sr. Oscar Marback. Foi planejado a construção de casas de zero a três quartos, em que a casa com zero quarto (embrião), contava com áreas de 200m² e lotes com a mesma metragem. Os setores são definidos por ruas principais, totalmente urbanizadas, incluindo sistemas de esgoto deficitário, sendo seus dejetos escoados nas lagoas do entorno. 


As primeiras 2.054 residências de Mussurunga foram entregues no final de 1978 e inicio de 1979. Com o passar dos anos, as casas foram sendo modificadas e o bairro, crescendo. As outras etapas construídas pelo mesmo órgão, São: Mussurunga 2, em 1981, com 1.126 residências nos Setores I a L e Mussurunga 3 em 1985, com prédios de 3 andares com 360 apartamentos que ficam nos intervalos ocupados por vegetação nativa das Mussurungas, em seguida as áreas ocupadas do seu redor. 
Existe uma parte de bairro de São Cristóvão, Rua da Adutora, que passou a ser considerado o primeiro núcleo desse bairro, por ficar mais próximo.

No inicio de 2001 foi entregue mais um núcleo de moradias, a Vila Mariana, que fica entre Mussurunga 1 e 2, esse construído através de financiamento da Caixa Econômica, formado por blocos com 288 apartamentos e 32 unidades tipo Village, construído baseado nos aspectos da urbanização controlada. O bairro dispõe de duas unidades de saúde pública, com atendimento ambulatorial, odontológico e vacinação, mas não há atendimento 24 horas. Atualmente o espaço onde funcionava o Conselho de Moradores de Mussurunga 1 está sendo utilizado pelo Distrito Sanitário de Itapuã. 

Por ser um bairro planejado tem 8 escolas públicas, sendo 3 municipais e 5 estaduais. Também tem uma creche que atende aos filhos de moradores e adjacências, como: Colinas de Mussurunga, Unidos, Recanto Bela Vista, São Cristovão, Tocaia, Bairro da Paz, Rua da Adutora, Jardim Vila Verde. Além dessas existem também unidades escolares privadas oferecendo serviços principalmente de educação infantil, ensino fundamental e médio. Hoje, a nível Comercial cada setor é independente, destacando- se o Setor C, onde estão localizados os mais importantes pontos comerciais: farmácias, clinicas, mercados, feira livre, bares, padarias, açougues, lojas, consultórios de odontologia, restaurantes, e vários outros serviços. Com a recente implantação do mercado Assaí, Mussurunga ganha um gigante do ramo Atacadista. 

A população atual do bairro é de aproximadamente 70.000,00 moradores com cerca de 15.000.00 unidades habitacionais. Bem diversificada, as congregações religiosas são diversas, tendo abrangência de todos os credos: Católica, Espírita, Protestantes de todas as linhas, Budista, Maometana, candomblé, etc. Conta também com os grupos sociais organizados de idosos e de jovens. Segurança – A segurança pública é feita com rondas de viaturas da PM e o Batalhão da Rondesp que fica localizado no Setor J. Transporte – A comunidade se desloca em ônibus Setorial e Complementar, que dão acesso a Estação Mussurunga e a Estação do Metrô. O Centro Social Urbano de Mussurunga é um espaço em decadência, lugar onde foi palco de grandes eventos sociais e esportivos, atualmente encontra-se sucateado e abandonado pelo Governo do Estado.